quinta-feira, 30 de abril de 2015

NISSO ELE TEM RAZÃO...

Neemias Félix

Há um tipo de atitude que está faltando nas discussões que correm o Brasil inteiro. Essa atitude se expressa nesta frase de quatro palavras: "Nisso ele tem razão". Ela é também o reconhecimento de um fato simples: não precisamos excluir uma pessoa totalmente das nossas relações, reais ou virtuais, por não concordarmos cem por cento com suas ideias.

Tenho percebido esses "gelos" principalmente nas discussões facebookianas. Pode-se ver claramente isso quando aquele "amigo" assíduo já não visita a sua página nem mesmo para curtir uma postagem neutra que não geraria polêmica nenhuma. 

Ora, quem é perfeito neste mundão de tantas diferenças e tão variadas ideias?
No entanto, na primeira rusga, lá estamos nós a ignorar e até mesmo a excluir alguém porque não concordamos com as suas opiniões.

Pode-se não concordar, por exemplo, com os gritos ou com os métodos de arrecadação de um cara como o Silas Malafaia. Tudo bem. Mas, se você é cristão católico ou evangélico, não pode deixar de reconhecer a coragem que ele tem de enfrentar as feras sedentas do sangue inocente dos abortivos, além dos apologistas da sodomia.

Já fui xingado de burro, indiretamente, num vídeo do padre Paulo Ricardo, mas não posso negar o seu valor quando ele discorre sobre marxismo cultural e instrui milhões de brasileiros anestesiados por meio século de propaganda esquerdista. Digo mais: sairia tranquilamente ao seu lado, numa manifestação em prol da liberdade, da família ou de qualquer causa que nos una.

É claro que há ideias e opiniões frontalmente contrárias a um mínimo de razoabilidade, assim como há fatos tão obviamente ululantes que não podem ser negados, sob pena de sermos tachados de insensatos. A burrice crônica e renitente é quase como o pecado contra o Espírito Santo, tal a sua gravidade. Entretanto, para os mais afoitos em desprezar os que pensam diferente, seria bem-vinda uma atitude de reconhecimento assim : "Não concordo com tudo o que ele diz, mas... NISSO ELE TEM RAZÃO."


Nenhum comentário:

Postar um comentário