quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DEUS É CONSERVADOR

Neemias Félix
Meu mestre e amigo Nephele Bardo, o Vetusto, me ensinou, neste diálogo, como responder a alguém para quem a palavra “conservador” passou a ser uma pecha, um xingamento, uma ofensa.
‒ Puxa, mas então você é conservador…
‒ Sou, mas estou em excelente companhia.
‒ Não me diga! Ah, ah, ah!
‒ Deus e eu somos conservadores. Ele mesmo diz que não negocia seus princípios, todos muito caros: “Eu, o Senhor teu Deus, não mudo.” É Ele também que se autointitula “o Princípio e o Fim”. Enfim, Ele não permite que o homem embarque na impossível e louca ideia de paralaxe cognitiva, se coloque fora desta realidade e se arvore em observador privilegiado, juiz e executor dela.
‒ Hã?!
‒ Sim, senhor. Veja a criação. Deus não faz revolução. Apenas cria, “cosmetica” tudo, ou seja, organiza o caos. É Ele quem forma, avalia, considera tudo muito bom, preserva e ordena que preservem o que Ele fez. Ele não cria “um mundo melhor”, mas quer que preservemos este.
‒ Bem, olhando por esse lado…
‒ Para o Criador do universo, não é questão de lado, tudo o que faz é perfeito. O casal é seu parceiro e é feito cooperador Seu. Ele, o Criador, diz: “Vocês foram criados homem e mulher; cresçam e multipliquem-se”. Isso não é tarefa para gênero, que é categoria gramatical, mas para sexos diferentes. Isso não é evolução nem revolução, não é criar o utópico e admirável mundo novo. Isso é trabalhar com matéria-prima perfeita. Tanto é que ordena também ao casal que “sujeite a terra”. Esta terra, este mundo, não outro utópico e inatingível. O homem não pode fazer crescer ou multiplicar o que não existe, a não ser na imaginação dos escritores, mas apenas dominar, administrar o que já existe.
‒ Mas Jesus, o Deus encarnado, não parece mais maleável, “bonzinho”?
‒ Engana-se quem pensa que Jesus é bonzinho, que passa a mão na cabeça dos pecadores. À mulher adúltera ele diz: “Vá e não peque mais”. Além disso, a ênfase do pecado desloca-se da ação para a intenção: não apenas “não adultere”, como ato, mas “quem olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou com ela”. Pode haver mais rigor que isso? Eu não disse? Deus não muda, preserva e faz preservar seus princípios.
Deus é radicalmente conservador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário